sexta-feira, 22 de maio de 2015

Pétrouchka

Hoje assistimos ao concerto intitulado "Pétrouchka" de Igor Stravinsky, pela orquestra Gulbenkian.
O concerto comentado para Escolas teve lugar no Grande auditório.



Já na escola, os alunos descreveram o que sentiram durante o concerto.

O que sentiram? Que sensações vos transmitiu a música? Pensem numa palavra....

Encantada e impressionada com a música. Carolina

Alegria. Fábio

Senti sonolência. Filippo 

Senti felicidade. Fortunato

Agitação e diversão da feira. Chico

Eu senti tristeza na música. Gabriel

Felicidade e suavidade.Gonçalo

Relaxante. Quadé

Harmonia. Henrique

Amor e liberdade. Isa

A música era animada, deu-me vontade de dançar, gostei muito de ir. Ivo

Paixão. Leandro 

Delicadeza e liberdade. Leonor

Lucas

Tristeza e raiva. Márcia

Senti a música dentro do coração, e muita vontade de dançar.
Margarida

Senti-me muito emocionada. Fernanda

A orquestra é fantástica, pensei que gostaria de estar no lugar do pianista. Pedro

Alegria e o coração a bater. Ricardo

Emoção. Vera

Liberdade e amor, a música transmitiu-me felicidade. Victor

Gostámos muito de ir ao concerto porque:

Gostei da história, Gabriel
Gostei da música Fortunato
Gostei do ritmo da música, Henrique
Foi uma experiência engraçada. Ivo
gostei de ver a orquestra. Isa
Gostei da música porque entrava-me no coração Margarida
Gostei da música porque era calma e foi diferente. Leonor
Na música haviam momentos tristes e alegres. Leandor
Tocavam maravilhosamente...a quantidade de instrumento...que fixe!!! Carolina







quinta-feira, 21 de maio de 2015

Indiejúnior

O Indiejúnior dedicado aos telespectadores mais novos, visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica diferenciada do seu habitual consumo de imagens em movimento seja na televisão ou no circuito de cinema comercial. 
No dia 27, o segundo ano esteve no são Jorge e viu dez curtas. no final votaram no filme que mais gostaram.


Foi muito divertido, sobretudo para os quatro alunos que nunca tinham estado num cinema. 










Álbum de plantas

O álbum de plantas da Leonor.

Como organizar um álbum de plantas?

1º - Recolher

2º - Secar

3º - Organizar

E cá está o resultado:








Muito giro!!Bom trabalho!

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O leque - Acessório usado pelas mulheres da corte (1875)

A linguagem secreta dos leques
 Na sequência da preparação da apresentação a realizar no final do ano letivo - "Os 140 anos da Escola n.º 1 de Lisboa- 1875-2015" descobrimos o leque. 

 O leque já foi um acessório feminino imprescindível, mas não servia apenas para embelezar, pois servia para expressar uma linguagem própria, uma espécie de código, que permitia às mulheres comunicar com os homens. 

Numa altura em que as mulheres não tinham qualquer liberdade de expressão, o leque revelou ser um bom instrumento de comunicação. Como as jovens estavam sempre acompanhadas, pelas damas de companhia ou pelas mães, tiveram de arranjar uma forma de comunicar com os pretendentes.
  
António Medeiros e Almeida,  fundador da Casa- Museu coleccionou leques durante as duas últimas décadas e meia da sua vida. Sendo que os leques mais importantes da sua coleção pertenceram à Rainha D. Amélia. 















terça-feira, 21 de abril de 2015

Concurso "Uma Aventura Literária 2015"


Objectivo: Desenvolvimento do gosto pela leitura e pela ilustração.

Este ano decidimos concorrer novamente ao concurso "Uma Aventura Literária 2015".  A obra escolhida foi "O Avô Urso Lão" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Lemos a obra e concorremos na modalidade de desenho, (desenho a preto e branco, formato A4). 



Desenho vencedor da aluna Vera Inglês (2.ºA) 

- 2.º lugar- modalidade de desenho - Concurso "Uma Aventura Literária 2015"

Parabéns Vera!!!


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Áreas

Olá amigos!

Hoje estudamos áreas. 


Vê se consegues adivinhar.
Qual a área da figura A, se a unidade de medida for o quadrado? E se for o triângulo? 
Eh! Eh! 
Foi divertido!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Pangea

Com a crescente globalização, o intercâmbio internacional de educação e o conhecimento são cada vez mais importantes. Assim, as turma do 2.º A e do 4.º A resolveram concorrer ao concurso de matemática PANGEA. 
Através do  lema “Matemática para todos”, o projeto pretende  unir estudantes de diferentes locais e níveis de ensino, e torná-los entusiastas da matemática. Os jovens terão a possibilidade de partilhar as suas experiências e a alegria que encontram na matemática.
O objectivo principal é espalhar o entusiasmo pela matemática. A  mensagem é: “O receio da matemática não tem fundamento. Todos podem ser bem sucedidos.”
Após a primeira fase do concurso foram seleccionados para a segunda fase os seguintes alunos:
2º A
Carolina Carvalho
Gabriel Moon
Ivo Silva
Leonor Varela
Margarida Vende
Victor Lucas
4º A
Beatriz Rego
Inês Montês
João Pedro Oliveira
Tiago Pereira
Parabéns! E boa sorte!

Recuperação da canoa Gaivina

Últimas fotos.. Recuperação da canoa Gaivina do mestre João Gregório. Tejoconvida.com Partilhamos sorrisos e emoções únicas Mais genuíno é i...